sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PRÁTICA

O termo psicopedagogia apresenta-se como uma característica especial. Á primeira vista o termo sugere tratar-se de uma aplicação da Psicologia á Pedagogia, porém tal definição não reflete o significado que esse termo assume em razão do seu nascimento, o da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem.

Os diversos autores que tratam da Psicopedagogia enfatizam o seu caráter interdisciplinar que consiste em criar um objeto novo que não pertence a ninguém. Reconhecer tal caráter significa admitir a sua especificidade enquanto estudo, uma vez que, buscando conhecimento em outros campos como á Psicologia, Psicanálise, Lingüística, Fonoaudiólogia , Medicina e Pedagogia cria o seu próprio objeto de estudo.

Para Maria M. Neves, “falar sobre Psicopedagogia é, necessário falar sobre a articulação entre educação e psicologia, articulação essa que desafia estudiosos e práticos dessas duas áreas”.(1992, p.10)

Para Kiguel, “historicamente a Psicopedagogia surgiu na fronteira entre a Pedagogia e a Psicologia, a partir das necessidades de atendimento de crianças com distúrbios de aprendizagem, consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional”. ( 1991, p. 22). Kiguel aventa outra possibilidade quanto ao surgimento da Psicopedagogia ao mencionar as tentativas de explicação para o fracasso escolar por outras vias que não a Pedagogia e a Psicopedagogia . Afirma que “os fatores etiológicos utilizados para explicar índices alarmantes do fracasso escolar que envolviam quase exclusivamente fatores individuais como disfunção, problemas neurológicos, psicológicos, etc.”.

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