sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O CONSTRUTIVISMO


O construtivismo não é nada mais do que uma pergunta: O que nós somos capazes de fazer com os nossos conceitos?
Tem seu surgimento na teoria de Jean Piaget explicitado na Psicologia Genética que investiga o desenvolvimento cognitivo da criança desde o nascimento até a adolescência.
As contribuições da teoria tem sido de suma importância á Educação, por tratar das relações do ensino aprendizagem e desenvolvimento apontando as fases ou estágios e a maturidade do sujeito.
Para Piaget, a inteligência evolui da simples motricidade do bebê até o pensamento abstrato do adolescente.
Neste sentido Piaget definiu os estágios do desenvolvimento em:
  • Sensório motor (0 a 3 anos) apresentando-se em forma de reflexos e evoluindo para as repetições de gestos até os esquemas de ação e o surgimento de escolhas/ interesses.
  • Simbólico ou Pré- operatório ( 3 aos 7 anos) caracteriza-se pela função simbólica e pelo aparecimento da intuição das operações.
  • Operações concretas ( 6-9 aos 9, 10 anos) inicia-se quando o pensamento infantil torna-se reversível, marcado principalmente pela operatividade
(possibilidade da criança agir, consistente e logicamente, em função das implicações de sua idade).
  • Operações abstratas ou hipotético dedutivo formal ( aproximadamente 12 anos).caracterizado pela lógica, formação da personalidade e da inserção afetiva e intelectual.
Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue do estágios anteriores.
De acordo com Piaget, existem quatro fatores relacionados que, juntos ajudam a criança a passar de um estágio para o outro:
  1. Amadurecimento: crescimento físico e fisiológico.
  2. Experiência : Informações sensório-motoras assimiladas a partir de ações e de raciocínio em relação a objetos reais ou concretos.
  3. Interação social : Socializar, brincar, falar, perguntar, e trabalhar, especialmente com outras crianças.
  4. Equilíbrio: Processo de reunir o amadurecimento, a experiência e a interação para construir estruturas ou sistemas mentais para examinar o mundo.
A essência do aprendizado da criança sobre o mundo estão no fato de que, a cada estagio de desenvolvimento, ela se envolve ativamente em uma construção da realidade. Isso não pode ser imposto pelo exterior, mas deve vir do interior da criança. Seu próprio amadurecimento e suas expectativas e interações sociais irão afetar sua visão do mundo real.

A PRATICA PSICOPEDAGOGICA
O grande desafio da prática psicopedagógica é interpretar os fatos, o que está acontecendo e trabalhar com o que se mostra e o que de certa forma esta encoberto.
Deve-se ocupar-se em estudar as características da aprendizagem humana: como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhece-las, trata-las e preveni-las.

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